Audiência Pública da Subcomissão da Educação Profissional no RS

Na noite da última sexta, 26, no plenário da Câmara Municipal, os vereadores Spotorno e Claudio Costa participaram da Audiência Pública da Subcomissão da Educação Profissional no Rio Grande do Sul, dirigida pelo deputado estadual Alexandre Lindenmeyer.

Essa audiência, assim como as demais realizadas em outras cidades do estado, tem como objetivo, “propor a criação de um Conselho de Formação, Empregabilidade e Desenvolvimento, que articule todas as esferas, instâncias e instituições de educação profissional, planejamento e trabalho existentes no Rio Grande do Sul, com o objetivo de otimizar a oferta de cursos, evitar sobreposições entre os sistemas e potencializar o desenvolvimento das cadeias produtivas regionais de forma integrada”.

Para Spotorno, “creio que algumas coisas estão mudando, quando criamos  sete escolas técnicas no Rio Grande do Sul, proporcionando 1400 vagas,  o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) , o Estado se alinha a esta conduta e temos diretrizes formadas para avançarmos no processo. Sem dúvida, os prazos políticos de execução do programa não são na velocidade que a ansiedade da sociedade espera, isso é normal.  Porém, só o Estado não tem a capacidade de atender toda essa demanda represada, por isso que a iniciativa privada tem que fazer parte do processo. No entanto, não abro mão de que a diretriz fique na mão do Estado, porque senão nós estaremos, se tivermos essa liberdade de concepção de educação profissional,  apenas atendendo uma coisa que se chama lucro, que se chama ganho de economia, ganho de escala”.