Facebook YouTube
Home / Notícias

Notícias

Vice-presidente do TRT-RS realiza visita institucional ao parlamento

Compartilhe
Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio Grande do Sul, desembargador Francisco Rossal de Araújo, esteve na Câmara Municipal na tarde da última quinta-feira. Participaram da visita, ainda, a juíza supervisora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas - Justiça do Trabalho/ 2º Grau, Aline Fagundes, e a juíza titular da 1ª vara do trabalho de Rio Grande, Simone Ruas.

A nova administração do tribunal para o biênio 2020/2021, que tomou posse em dezembro, está realizando idas ao interior do estado com o intuito de estabelecer vínculos institucionais, além de divulgar a importância da justiça do trabalho e das audiências de conciliação. "Nosso papel é esse: aproximar a justiça do trabalho da sociedade, aproximar o Tribunal Regional do Trabalho do interior. Em vez de ficar esperando as pessoas irem a Porto Alegre, nós virmos às comunidades e falarmos um pouco da nossa instituição e dos serviços que ela presta’', explicou o desembargador.

Na oportunidade, Araújo ressaltou a política de conciliação desenvolvida pelo órgão em processos trabalhistas, que envolvem desde questões individuais até coletivas. Segundo ele, em situações como despedidas massivas, negociações coletivas e greves, o tribunal tem sido chamado para prestar serviço de mediação, ajudando as partes a chegarem a soluções que diminuem os impactos negativos para a população. “Quando, por exemplo, fecha uma empresa com 500 funcionários não é um problema só da empresa e dos funcionários, mas é um problema da sociedade, do dinheiro que deixa de circular na economia local.(…) A justiça do trabalho tem uma vocação social, vocação de defesa dos direitos sociais, da dignidade das pessoas e também nós temos relação de respeito aos empresários, porque sem empresas fortes nós não temos empregos’', afirmou. 

A visita foi realizada no gabinete da presidência da casa, com a presença do chefe do legislativo, Vavá (MDB) e dos vereadores Filipe Branco (MDB) e Laurinha (MDB). 

 

trt 1 (1)

Assessoria de Imprensa