Facebook YouTube
Home / Notícias

Notícias

Vereadores reunem-se com representante do Grupo ELIDE para conhecerem a proposta de retomada das atividades não essenciais no comércio

Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

A Câmara Municipal recebeu na tarde da última quarta-feira(22) Roger Aquino, representante do Grupo Empresários Líderes-ELIDE. O conjunto de empresários trabalha pela classe, buscando o fomento e o fortalecimento do mercado Regional. Aquino foi convidado pela Presidência do Parlamento para um reunião com os vereadores, no intuito de tomarem conhecimento do plano de retomada do comércio, elaborado pelo grupo.

As estratégias contemplam os diferentes segmentos e foram desenvolvidas a partir da análise de decretos de quatro cidades gaúchas que encontram-se em realidades semelhantes a de Rio Grande. Além de dois documentos resultantes de um estudo de entidades orientadoras e fiscalizadoras de profissões como Educação Física e Fisioterapia, que elaboraram um plano voltado às academias e estúdios de fisioterapia e pilates.

O resultado da pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas, bem como as conclusões dos estudos da FIESP(Federação das indústrias do Estado de São Paulo) e da FIERGS(Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) também foram utilizados como embasamento para que o Grupo ELIDE tivesse segurança em criar esse plano para o comércio do município.

Conforme foi explanado por Roger, a ideia é que os estabelecimentos retomem aos poucos, obedecendo algumas normas como: O respeito ao número de pessoas por metro quadrado e controle de filas, uso de máscaras e acesso ao álcool gel a todos que entrarem no local. Ele explica, que embora o período seja crítico, a falência das empresas e a perda de empregos poderá intensificar e prolongar a situação desfavorável que a sociedade vive.

Defendeu ainda, que já está acontecendo o entendimento por parte da população, sobre a necessidade de tomar todos os cuidados em suas atividades, e, aliados ao comprometimento dos empresários em cumprir as exigências impostas para a reabertura, a retomada responsável do comércio não deve acarretar aumento de infecções pelo COVID-19.

Ao fim da reunião, o Presidente da Câmara Ivair Souza-Vavá(MDB) acolheu a ideia do Grupo, considerou os aspectos apresentados e protocolou um documento destinado ao Executivo Municipal, de modo a solicitar, que seja considerada a possibilidade de estudo de uma retomada flexível e segura dos serviços considerados não essenciais, na cidade do Rio Grande.