Facebook YouTube
Home / Notícias

Notícias

Sessão extraordinária é suspensa após protesto de moradores das imediações do antigo Jockey Club

Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

Moradores da rua Arlindo Rodrigues da Silva, no entorno do antigo Jockey Club, vieram ao legislativo protestar pela falta de abastecimento de água e luz na localidade.

A representante dos manifestantes, Veridiana Simões, mora há, aproximadamente, cinco anos no local e explica que mais de cem famílias já residem na rua. Segundo ela, as autoridades alegam que a ligação de água e de luz não pode ser realizada por se tratar de uma ocupação irregular, próxima a torres de energia elétrica. Porém, os moradores insistem na necessidade de permanecer no local e de ter o abastecimento regularizado. Eles vieram até a Câmara pedir apoio aos vereadores para resolver a situação.

A sessão extraordinária foi suspensa diversas vezes para que os moradores pudessem apresentar as suas reivindicações. Com o intuito de chegar a um acordo, os parlamentares propuseram a criação de uma comissão com representantes dos manifestantes, do executivo e do legislativo para se reunir com o Ministério Público Estadual. A reunião com o MP foi marcada para a próxima quarta-feira, às 16 h. A prefeitura se comprometeu a enviar um representante para participar da discussão.

Mesmo assim, os moradores seguiram no plenário da Câmara. Pela impossibilidade de dar continuidade à votação dos projetos de lei que estavam na ordem do dia, o presidente Vavá (MDB) suspendeu a sessão extraordinária por volta das 17 h. Ela será retomada amanhã às 8h30.

ENTENDA O CASO

Em abril de 2011, o Ministério Público instaurou um inquérito civil a fim de investigar possível ocupação irregular nas imediações do Jockey Club. A ocupação estava se formando aos pés de torres de transmissão de energia elétrica, de responsabilidade da CEEE.

De acordo com o promotor José Alexandre Zachia Allan, as áreas próximas às linhas de transmissão não podem ser ocupadas. Essa proibição está estabelecida na lei federal 11.934 de 2009, devido aos riscos presumidos à saúde e ao meio ambiente.

O inquérito inicial gerou uma ação civil pública contra a companhia elétrica em 2015. Em resumo, o órgão pede que a empresa mude o local das torres de energia ou tome providências para a retirada das famílias, já que era de sua responsabilidade não permitir as construções na zona.

O promotor explicou, ainda, que um acordo entre o MP e a CEEE deu origem a ações de reintegração de posse, em que a companhia pede a retirada das famílias do local. Os processos ainda não têm decisão e seguem em tramitação na justiça.