Facebook YouTube
Home / Notícias

Notícias

Plenário aprova iniciativa que sugere ao Executivo, a adesão ao uso de determinados medicamentos no combate ao Covid-19

Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

Os Parlamentares aprovaram na sessão Ordinária dessa segunda-feira(3), a Indicação assinada pelos vereadores Flávio Maciel(Progressistas) e Julio Cesar (MDB), onde sugerem ao Executivo, que seja distribuído através do SUS o medicamento Ivermectina, utilizado no tratamento preventivo ao COVID-19. A proposição dos vereadores também inclui, que, em casos de pacientes positivados para o vírus, seja utilizado a Hidroxicloroquina, Zinco e Azitromicina, no tratamento precoce da doença.

A iniciativa dos vereadores foi embasada na defesa apresentada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Espirito Santo, que defende que, embora estudos randomizados sejam a melhor maneira de atestar a efetividade de um medicamento, estes trabalhos demandam  tempo para seu delineamento e publicação. No intuito de evitar o agravamento, médicos que atuam na linha de frente elaboraram um protocolo a ser utilizado na primeira fase da doença. Considerando que esse protocolo apresenta redução nas internações e óbitos, por exemplo, o Conselho ressalta a importância de assegurar ao médico, o direito de prescrever, em decisão compartilhada com paciente ou representante legal, o emprego de tratamento medicamentos de modo precoce.

A proposição dos vereadores  foi aprovada com 15 votos favoráveis.