Facebook YouTube
Home / Notícias

Sessão Especial

Parlamento realiza solenidade em homenagem à Rocam

Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

O trabalho em prol da segurança pública desenvolvido pela Ronda ostensiva com apoio de motocicletas (Rocam) do 6º Batalhão de Polícia Militar foi reconhecido pelo parlamento municipal na tarde dessa quinta-feira. A sessão especial, proposta pelo vereador Flávio Maciel (SD), homenageou os soldados integrantes da ronda.

Em seu discurso, o proponente ressaltou a importância da Rocam, que realiza o patrulhamento ostensivo com motos a fim de otimizar as ações e reduzir o tempo de resposta da polícia. Atualmente, a divisão conta com 6 policiais militares que atuam sob as duas rodas desde de agosto de 2019.

De acordo com o proponente, o trabalho da ronda tem auxiliado na redução de crimes como o de arrombamento, o de roubo a pedestres e o de roubo a veículos. Para Maciel, é essencial que se reconheça o papel dos servidores da segurança pública na defesa e na proteção da sociedade.

O parlamentar também citou as ações do seu mandato na busca de melhorias para a brigada militar, tanto para a manutenção de equipamentos quanto para o treinamento dos servidores. Além disso, destacou o repasse de R$ 50 mil feito pela Câmara em 2018 quando estava na presidência, doação repetida pela casa em 2019.

Em nome da Rocam, o soldado Danilo Soares agradeceu pela homenagem e pelo incentivo dado pelo comando à ronda. Ele reforçou o dever com a segurança pública e com a tentativa de deixar a cidade mais segura para toda a população.

O comandante em exercício do 6º Batalhão da Polícia Militar, Anderson Castro, falou sobre o profissionalismo dos soldados da tropa. Ressaltou que os policiais que atuam na Rocam se expõem ainda mais ao risco, seja no trânsito ou até mesmo na abordagem com menos proteção.

Ele explicou que a ronda foi criada em agosto do ano passado com o objetivo de reduzir o roubo a pedestre. Apesar da importância do serviço, a atuação, muitas vezes, não aparece para sociedade. O major afirmou que são momentos de homenagem como o do legislativo que enaltecem o nome da instituição.

Após os pronunciamentos, foi realizada a entrega de honrarias aos seis integrantes da Rocam, os soldados Eduardo Oliveira, Danilo Soares, Leonardo Gonçalves, Michel Monteiro, Peterson Anderson e Tiago Soares.

A sessão, dirigida pelo presidente vereador Vavá (MDB), contou, ainda, com a presença do inspetor da guarda municipal João Carlos Rodrigues.