Facebook YouTube
Home / Notícias

Escola do Legislativo promove curso de capacitação em Libras

Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

Nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro, a Câmara Municipal de Rio Grande ofereceu curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos servidores, assessores e estagiários do parlamento. A formação é uma iniciativa da Escola do Legislativo.

O curso foi ministrado pela servidora Lurdes Helena Rosa, intérprete na TV Câmara. Segundo ela, a finalidade é promover a inclusão e acessibilidade das pessoas surdas na casa legislativa.

No primeiro dia, a convidada para palestrar foi a professora de Libras da FURG e ex-diretora da Escola Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, Cristiane Terra Fernandes. Ela ensinou o alfabeto em libras, utilizado para expressar substantivos próprios e palavras que não possuem sinais convencionados pela comunidade surda. Além disso, a professora desmistificou alguns termos que são falados popularmente e determinou: Libras é uma língua e não linguagem; surdo não é deficiente; os surdos devem ser enxergados com o viés da diferença.

Já no segundo dia, a servidora convidou o professor de Libras, Anderson Barbosa. A presença dele permitiu que o público pudesse ter um contato direto com a comunidade surda. Seguindo com os ensinamentos básicos, ele demonstrou os sinais dos números e de diversas outras palavras utilizadas no cotidiano.

O curso contou com a participação de, aproximadamente, 45 pessoas. Lurdes declarou estar muito satisfeita com a repercussão dessas atividades e mencionou que o público presente solicitou novos cursos de capacitação na língua.

Texto: José Bruno Bratti