Facebook YouTube

Educação Infantil é reverenciada no parlamento

Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn
Educação Infantil é reverenciada no parlamento

Na tarde da última sexta-feira, a Câmara Municipal realizou uma sessão especial em comemoração aos 10 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Daisy Maria Guma Pagel e aos 20 anos da Escola Municipal de Educação Infantil Vereador Oscar Ferreiro de Campos Moraes. A solenidade foi proposta pelo vereador André Lemes (PT).

Desde que assumiu o mandato, o proponente disse sentir necessidade de trazer as crianças para dentro da Câmara.  Ele explicou que há poucas oportunidades de fazer esse movimento e uma delas é por meio das homenagens. “Quando a gente convive com as pessoas que dependem do nosso trabalho a gente muda a lógica de falar e pensar”, declarou.

André afirmou que a sessão especial teve o objetivo de reverenciar a educação infantil do município, construída majoritariamente por mulheres. A fim de quebrar o conceito de que essa etapa escolar existe apenas para cuidar das crianças, o vereador argumentou que essas escolas são locais importantes de estímulo à aprendizagem.

A escola Daisy Pagel, fundada em 2009, atende alunos do bairro Nossa Senhora de Fátima e do entorno.  Atualmente, possui 245 alunos e, devido ao espaço, ainda não consegue atender a toda a demanda de crianças de zero a três anos. O vereador explicou que já existe um projeto de ampliação pronto, mas ainda é preciso de recursos para ser colocado em prática.

Já a Oscar Moraes está localizada no centro social do bairro Hidráulica. Nasceu como uma creche, em que as mães da comunidade deixavam seus filhos para poderem trabalhar. Em 1999, foi municipalizada e transformada em EMEI.  André salientou que o espaço onde funciona não é apropriado para ser uma instituição de ensino, mas foi adaptado para as crianças. Mesmo em uma situação de adversidade, as trabalhadoras em educação construíram uma política pedagógica que serviu de exemplo para toda a rede.  Hoje, a escola possui 126 alunos.

Por fim, o parlamentar destacou o profissionalismo, a garra e o amor das equipes de funcionários e disse que eram um orgulho para educação do município.

Diretora da Daisy Pagel, a professora Eloíza Bastos contou que a instituição era um sonho esperado pela comunidade por vinte anos. Emocionada, lembrou de quando se iniciou a construção dos alicerces do colégio.

Em sua fala, ressaltou que a escola vem crescendo desde a abertura. Inicialmente, eram apenas 88 crianças e hoje se tem a expectativa de quase 280 alunos para o próximo ano letivo.

Sobre a importância da EMEI para a comunidade, a diretora salientou que a escola ajudou o bairro a se transformar. Para ela, a comunidade se transformou a partir da inserção das crianças nesse espaço de aprendizagem. Agradeceu, ainda, aos pais pela confiança em entregar seus filhos, diariamente, à escola.

Michele Cedrez, diretora da Oscar Moraes, lembrou que a EMEI recebeu homenagem do legislativo quando completou 15 anos e foi presenteada com o hino e a bandeira. Agora, nos 20 anos da entidade, a gestora pediu a ampliação do espaço ou um prédio novo. Atualmente, mais de 150 crianças ficam sem vagas, o que demonstra a necessidade de expandir o atendimento.

A diretora lembrou que quando a escola foi municipalizada, a equipe se organizou em grupos de estudo para buscar conhecimento, com o intuito de deixar de ser uma creche para ser um espaço de ensino. Segundo ela, a escola transforma não só uma comunidade, mas uma cidade e um país. “Não deixem de acreditar na educação, assim como nós nunca deixamos”, disse.

Coordenadora do Sinterg, Suzane Barros falou sobre o trabalho desenvolvido pelas duas escolas, de excelência, de comprometimento e de respeito à infância. Também ressaltou o prazer de ensinar que existe em cada uma das trabalhadoras em educação.

Já a secretária adjunta de educação, Neci Bandeira, reforçou a necessidade de celebração da educação. Ela afirmou que as vagas do ensino infantil foram multiplicadas em Rio Grande, com a construção de seis escolas para atender a uma demanda reprimida. Mesmo assim, admitiu que há muito o que se avançar.

Neci salientou que o município possui um quadro de professores qualificados, que trata as crianças com carinho e respeito. Além disso, agradeceu pelo reconhecimento aos educadores demonstrado pela casa legislativa.

Após os pronunciamentos, a Câmara fez a entrega das homenagens à vice-diretora Maria Beatriz Vieira e à diretora Eloíza Bastos - da EMEI Daisy Pagel – e à diretora da EMEI Oscar Moraes, Michele Cedrez. Elas também receberam a honraria em nome das escolas.

Ao término da sessão especial, alunos do maternal da Oscar Moraes apresentaram um teatro musicado e mostraram um pouco do que têm aprendido sobre a necessidade de cuidar o planeta.

A cerimônia foi conduzida pela vereadora Andréa Westphal (PATRI). Na ocasião, ela enfatizou a importância de o poder legislativo municipal homenagear o trabalho feito pelas escolas.

Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes a vereadora Professora Denise Marques (PT) e os vereadores Júlio César (MDB) e João da Barra (PRB).