Facebook YouTube

Câmara Municipal realiza sessão especial em homenagem ao SMU e ao SAMU

Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn
Câmara Municipal realiza sessão especial em homenagem ao SMU e ao SAMU

Salvar vidas. Essa é a tarefa das equipes dos serviços de urgência e emergência do município, que tiveram seu trabalho reconhecido na noite da última segunda-feira. A sessão especial, proposta por Rovam de Castro (PT), celebrou os 20 anos do Serviço Municipal de Urgência (SMU) e os 10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Rio Grande.

O vereador proponente fez um breve retrospecto da implantação da política nacional de urgência e emergência, instituída pelo governo federal em 2003. Ele explicou que a medida teve a intenção de universalizar, padronizar e qualificar o atendimento nessa área.

Rovam também lembrou da reestruturação do SMU ocorrida em 2013 em Rio Grande, que proporcionou equipes fixas e gerência própria. A fixação das equipes trouxe possibilidade de mais planejamento e capacitação profissional. Atualmente, o serviço possui 6 ambulâncias equipadas.

Por sua vez, o SAMU possui duas ambulâncias – uma de suporte básico e outra de avançado – e duas motolâncias. O serviço funciona 24 horas por dia e as ligações são feitas sem custo para os usuários. Além de atender as situações de emergência, há serviço prestado a pacientes com dificuldade de locomoção ou que fazem hemodiálise e tratamento oncológico.

Ao todo, SAMU e SMU prestam mais de 1.500 atendimentos de auxílio e remoção por mês. O parlamentar ressaltou a importância de valorizar esse trabalho que presta assistência qualificada à população, em um momento de ataques ao SUS.

A gerente dos serviços de urgência e emergência, Patrícia Vieira, manifestou a gratidão pela homenagem. Para ela, Rio grande resiste em meio a uma crise geral da saúde pelo esforço diário dos funcionários para manter a qualidade não só estrutural, mas também de assistência.

Já o secretário de saúde, Maicon Lemos, afirmou que há 15 anos, quando ingressou como servidor na secretaria, trabalhou na antiga estrutura das ambulâncias. Em atividade na urgência e emergência, participou diretamente da reestruturação do SMU. A mudança trouxe qualificação periódica, mais instrumentos para ambulâncias, uniformização e número de acesso gratuito para as vítimas.

O responsável pela pasta também lembrou que foi o responsável pela implantação do SAMU na cidade, em 2009. Mais tarde, fruto do mapeamento das regiões com mais número de ocorrências, surgiu uma frente de trabalho focada na prevenção. Hoje, o projeto Samuzinho desenvolve ações junto às crianças, ensinando-as a como prevenir situações de urgência e emergência e a não passar trote para os telefones dos serviços.

Maicon salientou, ainda, que Rio Grande é a única cidade do estado que possui o SMU. Ademais, o SAMU local é destaque nacional pelos indicadores de qualidade e serve como facilitador para outros serviços do mesmo tipo em outras cidades.

Na cerimônia, receberam homenagens da Câmara a coordenadora do SMU, Luiza Martins, o enfermeiro do SAMU, Eder Portes, a gerente dos serviços de urgência e emergência, Patrícia Vieira e o secretário Maicon Lemos.

A sessão especial foi conduzida pela presidente do legislativo Andréa Westphal. Estiveram presentes, ainda, o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes e os vereadores Rogério Gomes (Cidadania), Denise Marques (PT), Filipe Branco (MDB), Ivair Domingos – Vavá (MDB), André Lemes (PT) e Edson Lopes (PT).