27 de Setembro de 2019

1ª PRENDA MIRIM DO RS RECEBE HOMENAGEM DO PARLAMENTO

Rafaela Prietsch dos Santos, de 12 anos, recebeu voto de louvor da Câmara Municipal na noite da última quinta-feira. O ato, proposto pelo vereador Luciano Gonçalves, foi um reconhecimento ao título de 1ª prenda mirim do estado do RS, conquistado durante a 49ª edição da Ciranda Cultural de Prendas, em maio desse ano, na cidade de Lajeado.

O parlamentar proponente fez um breve relato da trajetória de Rafaela no tradicionalismo. Junto à família, ela já participava de atividades do movimento desde pequena. Em 2018, Rafaela se tornou prenda mirim regional, qualificando-se para a disputa estadual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A preparação para o concurso envolveu meses de estudo diário.

Ele também destacou a importância do movimento para a juventude e desejou que Rafaela sirva de inspiração para que mais jovens riograndinos busquem esses títulos.

O presidente da associação dos tradicionalistas Milton Damaceno afirmou que se sente orgulhoso pelo movimento na cidade, que tem conquistado muitos prêmios. Ele explicou que o município já obteve títulos importantes, como o de guri e de peão do estado do Rio Grande do Sul, os de prenda adulta, juvenil e agora, mirim. O presidente agradeceu também a atenção especial que o parlamento municipal tem dado ao tradicionalismo.

O coordenador da 6ª Região Tradicionalista, Roberto Ferreira, reforçou a importância da família na vitória de Rafaela. Segundo ele, o título é uma conquista também dos pais, que deram todo o suporte para a preparação da filha. Roberto enfatizou que eles se interessaram pelo progresso da prenda, oportunizando a ela professores e material didático para os estudos das provas do concurso.

Já o prefeito Alexandre Lindenmeyer parabenizou o legislativo pelo reconhecimento feito à Rafaela. Além disso, salientou as conquistas sucessivas do tradicionalismo na cidade e agradeceu a prenda mirim por representar tão bem Rio Grande por onde passa.

Em seu discurso, a homenageada afirmou se sentir orgulhosa por representar sua cidade natal em todos os eventos que têm participado como prenda mirim. Ela também agradeceu aos que tiveram participação na conquista do título, inédito para região em 49 anos de concurso de prendas estaduais. Destacou o auxílio de familiares, professores e de integrantes do MTG nos quatro anos que envolveram a preparação até a conquista da faixa. Por fim, agradeceu ao executivo e ao legislativo municipal que tem contribuído para o fortalecimento do tradicionalismo em Rio Grande.

A cerimônia de concessão de voto de louvor foi conduzida pela presidente da casa, vereadora Andréa Westphal e contou, ainda, com a presença do vereador Júlio César (MDB).