07 de Agosto de 2019

CÂMARA HOMENAGEIA SOLDADOS PELO RESGATE DE JOVEM NO SACO DA MANGUEIRA

O ato de bravura de quatro soldados da brigada militar foi reconhecido pela Câmara Municipal na noite da última terça-feira. Sheuri Karine Lopes, Rafael Magalhães, Leonardo Alvez e Leonardo Iasniewics receberam voto de louvor pelo resgate de um estudante da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), de 20 anos, que tentou o suicídio no saco da mangueira. O incidente ocorreu no dia 5 de junho desse ano. Além do jovem, a polícia também resgatou um colega dele que havia entrado na água para tentar salvar o amigo.

O proponente, vereador Charles Saraiva (MDB), agradeceu aos policiais por terem arriscado sua própria vida para salvar os dois jovens. Ele enfatizou a presteza do atendimento oferecido pelos funcionários do Hospital Universitário após a ocorrência. Além do estudante, os soldados passaram mal e precisaram receber cuidados médicos.

Charles afirmou, ainda, que fez um requerimento ao governo do estado para que os quatro policiais sejam promovidos por ato de bravura. Segundo ele, é preciso que o estado reconheça e valorize a atividade policial.

A pró-reitora de assuntos estudantis da FURG, Daiane Gautério, relembrou que os servidores da área de saúde da universidade acompanharam a ocorrência dessa tentativa de suicídio e acionaram a brigada militar. Daiane disse que a instituição foi rápida e precisa. Ela também destacou que a BM sempre está à disposição da FURG, prestando auxílio e realizando diferentes ações no entorno do campus carreiro, onde circulam aproximadamente 12 mil estudantes.

O comandante do 6º Batalhão de Brigada Militar, Major Anderson Castro, enfatizou que o ato de salvar é complexo e que há apenas alguns segundos para tomar a decisão de agir. O policial é treinado para defender a sociedade, mesmo quando há riscos a sua própria vida. Para ele, os quatro homenageados, cumpriram plenamente o juramento da corporação. Já o representante do comando do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente Valadão, afirmou que os policiais, ao fazer o salvamento, refletiram a missão da brigada.

O soldado Rafael Magalhães falou em nome dos colegas. Ele destacou que dia e noite o policial passa por situações difíceis, que a maioria da população desconhece. Na ocorrência em questão, ele explicou que não conheciam o local, mas não tiveram outra opção a não ser entrar na água e fazer o resgate.  Apesar de não terem treinamento adequado para cumprir a função, Rafael afirmou que eles tiveram vontade de salvar.  “Entramos e tivemos a sensação de dever cumprido.”

A solenidade aconteceu no plenário do legislativo. A abertura da cerimônia foi dirigida pela presidente Andréa Westphal, que ressaltou que as homenagens da casa servem para mostrar ações e entidades que devem ser reconhecidas pelo serviço que prestam em prol da comunidade.

Após a abertura, o vereador André Lemes (PT) assumiu a presidência da cerimônia. O ato de concessão de voto de louvor aconteceu no plenário do legislativo. Estiveram presentes os vereadores Luciano Gonçalves (PT) e Júlio César (MDB).