06 de Agosto de 2019

DECLAMADOR MIRIM RECEBE VOTO DE LOUVOR DA CÂMARA MUNICIPAL

Pedro Barbosa das Neves, de 8 anos, foi homenageado pela Câmara Municipal na noite da última segunda-feira.  A cerimônia marca a conquista do 1º lugar em Declamação Masculina Mirim no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) 2019 – categorias pré-mirim, mirim e juvenil - que ocorreu em junho no município de Soledade. Pedro disputou com meninos de até 14 anos e era o mais novo entre os concorrentes.

O ato de concessão de voto de louvor foi proposto pelos vereadores Rogério Gomes (Cidadania) e Luciano Gonçalves (PT).

Rogério afirmou que a solenidade é um reconhecimento pelo título e parabenizou o declamador e os familiares presentes. Já Luciano enfatizou o crescimento do tradicionalismo na cidade nos últimos três anos, refletido em diversos prêmios. Ele também lembrou que Pedro faz parte do Centro de Cultura Nativista Sentinela do Rio Grande. O CTG já conquistou títulos significativos para a 6º região tradicionalista, como o de primeiro peão farroupilha do estado. Além disso, a invernada artística adulta está em Portugal, representando o país em festival internacional de danças.

O vice-prefeito reforçou a importância da dedicação da família nessa conquista. Além disso, Paulo Renato Mattos Gomes desejou que Pedro continue levando a cultura da tradição gaúcha no peito.

A mãe explicou como se dá a preparação do filho. Mesmo com pouca idade, o menino precisa de disciplina para os ensaios, que se tornam ainda mais frequentes perto da data dos concursos. Ainda em processo de alfabetização, Pedro precisa de ajuda para decorar o texto.  Os gestos, no entanto, só precisam ser lapidados. Isso porque, segundo Patrícia Barbosa, a interpretação é espontânea, fruto da personalidade da criança.

Familiares e amigos acompanharam a cerimônia de voto de louvor. O ato foi conduzido pela presidente da Câmara, Andréa Westphal (PATRI) e aconteceu em seu gabinete. Estiveram presentes também a vereadora professora Denise Marques (PT) e o secretário municipal de desenvolvimento primário, José Soares.