27 de Novembro de 2018

SESSÃO ESPECIAL HOMENAGEOU O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Nesta segunda feira dia, 26, foi realizada a sessão solene especial alusiva ao dia da consciência negra, sendo presidida pelo vereador André Lemes (PT), proponente da sessão foi o vereador Rovam Castro (PT).

Em sua fala o proponente destacou o fato da importância de uma sessão especial nesta data embora não seja um dia festivo e sim um dia de reforçar o debate sobre a importância de defender os direitos e a resistência pela manutenção dos mesmos. Salientou a importância de falar sobre saúde e educação e nunca esquecer que há pouco tempo 60% das mulheres negras não conseguia fazer um pré-natal adequado, fizemos sim uma afirmação de igualdade e oportunidade. Encerrou destacando a importância de negros e negras ocuparem todos os espaços, pois está mais que provada a sua capacidade.

Eliane Costa em sua fala disse “somos negros do mundo e negros a vida toda, o dia 20 de novembro é o dia de reflexão das relações étnica racial”.

André Brisolara destacou a discriminação sofrida por negros em programas de tevê, sendo que o negro ajudou a construiu esse País.

Sandra Bueno fez uma saudação especial à mulher negra mencionando a servidora da câmara Enilda Ramos.

Raquel Farias destacou seu livro “mediando conflitos através das artes” dizendo que através dele o livro ela quebrava barreiras e através do canto e da dança se aproximava de seus alunos e que respeito é algo fantástico desde que com responsabilidade.

Fizeram parte da composição da mesa: Juliana Rocha representando o executivo municipal, Professora Carla Gonçalves pró reitora representando a FURG, a coordenadora da saúde da população negra Eliana Costa representando a secretaria da saúde, presidente do conselho Municipal de desenvolvimento social e cultural da comunidade negra, André Brisolara, na extensão de mesa a patrona do mês da consciência negra professora emérita Raquel Farias, Deivid Pereira representou o deputado Estadual Fábio Branco (MDB), Kaiane Rosa representando a União dos estudantes livres e a diretoria do combate ao racismo, Maria de Lourdes Louse coordenadora Municipal de Politicas Públicas para as mulheres, Jorge Nogueira Martins Representando o Conselho do povo de terreiro e Claudia Mara Amaral representante da Comunidade quilombola Macanudos.

Participaram da sessão especial os vereadores Júlio Cesar da Silva (MDB), Francisco Spotorno (PT), Denise Marques (PT), Edson Lopes(PT) Filipe Branco (MDB) e AndreiaWestphal (PEN).

26.11.18

Por Wanda Leite