02 de Janeiro de 2018

POLÍCIA COMUNITÁRIA FOI TEMA REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL

Na tarde desta terça-feira, 02, o vereador Flávio Maciel (SD), presidente da Câmara Municipal recebeu em audiência o major Leonardo Nunes, comandante do 6º BPM e os assessores de Governo, Fernando Pereira, lotado no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Executivo Municipal e o assessor de Segurança, Fabrício Floriano Dimussio também do GGI.

O representante da Brigada Militar ponderou que é importante demais a manutenção do convênio da Polícia Comunitária para a segurança do município. Informou ao presidente Flávio Maciel que o Executivo Municipal envio ofício ao Governo do Estado no sentido de não aceitar a renovação do convênio em função da alteração do decreto.

O major Leonardo Nunes afirmou ainda que o Executivo Municipal aceitaria renovar o convênio nos termos do decreto anterior, porém, não a menor possibilidade. “Não temos mais com manter o que foi acordado, pois não temos efetivo suficiente para manter a Polícia Comunitária funcionando apenas com militares residentes em seus respectivos núcleos.

O documento enviado também solicita a renovação das viaturas e não temos recursos para a aquisição”, explicou o comandante. E, concluindo, salientou que se o Executivo Municipal não rever sua posição não haverá a renovação, entretanto, informou ainda que fará um esforço para manter o policiamento comunitário, mas nos moldes em que lhe permitirem os recursos humanos e disponibilidade material.

Os representantes do Executivo Municipal explicaram que o prefeito Alexandre Lindenmeyer quer a manutenção do convênio, todavia, com a pactuação anterior, sob pena de o contrato perder o objeto, pois o novo documento não exige que o policial resida no núcleo onde atua, bem como deixa de exigir outros pontos importantes.

Fabrício Floriano mencionou que já houve uma denúncia anônima nas redes sociais e que chegou ao Ministério Público Estadual no sentido de apontar irregularidades na aplicação de recursos do Executivo Municipal no convênio do policiamento comunitário. Explicou que renovar o contrato nos moldes em que o governo estadual formatou, de forma unilateral, acarretará apontamentos por parte dos órgãos de controle dos gatos públicos.

Como encaminhamento, o presidente Flávio Maciel informou que solicitará uma audiência com o prefeito Alexandre Lindenmeyer para tentar encontrar uma solução para a manutenção do convênio. “Reconheço os resultados importantes do policiamento comunitário, por isso me ocuparei pessoalmente desta pauta”, enfatizou o presidente do Legislativo Municipal.

02.01.17 – 17h17min.