08 de Novembro de 2019

SESSÃO ESPECIAL HOMENAGEIA CINQUENTENÁRIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Para marcar os 50 anos da secretaria de município da educação (Smed), o legislativo realizou uma sessão especial na noite da última quarta-feira. A homenagem foi proposta pelo vereador André Lemes (PT).

Na abertura da solenidade, os estudantes da educação de jovens e adultos da Escola Bilíngue fizeram a apresentação do Hino Nacional em Libras.

A presidente do legislativo, vereadora Andréa Westphal (PATRIOTA), destacou a presença feminina entre as autoridades. A mesa principal estava ocupada pela 1ª dama do município, Eunice Lindenmeyer; pela representante do executivo, chefe do Gabinete de Projetos e Programas Especiais, Darlene Pereira; pela secretaria de educação Vanessa Pintanel; pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida       e pela coordenadora do Sinterg, Suzane Barros.

A presidente também ressaltou que falar em educação é falar de amor e parabenizou cada secretário que passou pela pasta, deixando sua contribuição para a área.

Em seu discurso, o proponente André Lemes afirmou que teve a honra de ingressar no quadro do magistério municipal em 2005. Depois, ocupou um cargo que jamais imaginaria ocupar: o de secretário da educação, durante seis anos, de 2013 a 2018.

Ele destacou aqueles que, no final da década de 1960, entenderam que o município precisava se organizar pela via da educação e fundaram a Universidade Federal do Rio Grande e a Smed. André reforçou o grande respeito que a secretaria possui, devido à profunda identidade que os gestores possuem com a educação. Ele reconheceu a importância dos antecessores, que deixaram o seu legado para a cidade.

Representando o executivo, Darlene Pereira ressaltou que a prioridade do atual governo é a educação. Segundo ela, o prefeito entende que a área é importante para a construção de uma cidade.

Em seu pronunciamento, citou alguns avanços realizados, como a melhoria nos índices do IDEB, a construção de novas escolas de educação infantil e a ampliação do atendimento de alunos especiais na rede regular de ensino. Ela deu um destaque especial à criação da Escola Bilíngue. “Por vezes me perguntam: qual foi a melhor coisa que vocês fizeram no governo? Eu respondo: a escola bilíngue! Não pela quantidade, mas pelo significado de pensar na vida das pessoas que não tinham espaço, nos invisíveis”, declarou.

Darlene também fez referência aos que trabalham nos conselhos municipais que envolvem a educação, aos pais que participam da vida escolar e aos alunos que constroem cidadania. “Independente das crises e problemas, dos desgastes da educação, temos futuro porque temos crianças que sonham e que querem fazer desse país um lugar melhor pra se viver”.

Emocionada, a secretária Vanessa Pintanel agradeceu ao prefeito por poder ocupar o cargo em um governo que valoriza essa pauta. Destacou a importância dos pioneiros que entenderam a educação como essencial para a construção de um município forte e promissor. Ela reforçou a qualidade da equipe da Smed que luta por educação pública, de qualidade e com compromisso social.

Com mais de 20 mil alunos em 77 escolas, Vanessa afirmou que são esses estudantes a razão da existência da Smed. A gestora fez referência, ainda, ao momento vivido no país, com intensos ataques à educação. “Apesar de tudo, somos movidos pela esperança e continuamos acreditando na força transformadora da educação”.

Maria Aparecida, presidente do conselho de educação, lembrou da luta pela criação do sistema municipal, criado há 20 anos. Por meio dessa ferramenta, a área passou a ter independência do governo do estado. Agora, ela destaca a entrega do referencial curricular rio-grandino ao conselho, que ocorreu na última terça-feira. Criado com a colaboração de mais de mil educadores das redes municipal, estadual e particular de ensino, o documento irá estabelecer as diretrizes curriculares do sistema.

A coordenadora geral do Sinterg, Suzane Barros, lembrou as inúmeras lutas travadas em prol da educação, entre elas a da implantação da lei do piso nacional do magistério. Afirmou que o sindicato sempre foi propositivo e aberto ao diálogo. Professora de artes, Suzane ocupou a assessoria dessa área na Smed entre os anos de 2016 e 2017. Segundo ela, nesse tempo pode observar o quanto a equipe da secretaria trabalha. Afirmou, ainda, que seria muito mais difícil construir a educação no município sem a orientação da secretaria.

A primeira-dama Eunice Lindenmeyer parabenizou todos os gestores que contribuíram para a construção desses 50 anos. Citou a experiência de ter cursado 98% do curso de pedagogia e afirmou que isso modificou a sua forma de ver o mundo. “Sei o quanto a educação é importante e transformadora na vida das pessoas”, afirmou.

Ao fim da solenidade, o vereador André Lemes (PT) entregou uma honraria a ex-secretários e ex-secretárias do  município. A cerimônia também contou com a declamação de uma poesia pelos estudantes da escola municipal Cristóvão Pereira de Abreu, da Ilha da Torotama.

Estiveram presentes na sessão especial os vereadores Rovam Castro (PT), Professora Denise Marques (PT) e Luciano Gonçalves (PT).