19 de Outubro de 2019

PROERD RECEBE VOTO DE LOUVOR DO LEGISLATIVO

O Programa de Educação para Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é realizado pela polícia militar em Rio Grande há quase vinte anos. Por meio de um trabalho voluntário nas escolas, os agentes de segurança ensinam os estudantes a tomar boas decisões que os leve a ter uma vida mais segura e saudável, livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Em reconhecimento a importância desse trabalho no município, a Câmara Municipal concedeu voto de louvor ao programa na noite da última sexta-feira. O ato foi proposto pelo vereador Rafa Ceroni (Cidadania).

Na tribuna, o proponente disse que conheceu o programa através da filha. Afirmou se sentir feliz por ter a oportunidade de dar visibilidade ao proerd e de falar sobre o esse trabalho para a sociedade.

O vereador trouxe um histórico do programa, que atende estudantes dos ensinos fundamental e médio. O modelo do Proerd teve origem nos Estados Unidos e está presente em mais de 58 países. O programa leva aos alunos noções de cidadania e estratégias preventivas para a redução do uso de drogas e da incidência de violência. A ação envolve também a comunidade escolar e os pais e responsáveis pelos estudantes.

De acordo com Rafa, os policiais escolhidos para exercer essa função precisam preencher vários critérios, como ter, pelo menos, um ano de serviço, não responder a processos administrativos, não ter nenhum tipo de condenação, não ser usuário de álcool e nem fumante e ter o ensino médio completo.

Em Rio Grande, 72 escolas já foram contempladas com essas atividades. Ao todo, 18.849 alunos foram formados pelo proerd. Rafa lembrou que mesmo com os salários parcelados e com a perda de direitos, esses agentes continuam contribuindo com a sociedade com propostas positivas e responsáveis.

A 5ª promotora de justiça da Promotoria de Justiça Criminal de Rio Grande, Valdirene Jacobs, reforçou a sua parceria com a Brigada Militar. Há pouco tempo, teve a oportunidade de assistir a uma aula do programa e ficou encantada com o trabalho desenvolvido.

Para ela, foi impressionante ver a interação das crianças. Valdirene enfatizou a importância dos assuntos abordados pelos policiais, principalmente na fase da adolescência. Segundo a promotora, as crianças são alertadas de que cada escolha traz consequência.

Por fim, pediu que outras instituições públicas, empresas e a comunidade em geral também apoiem essa iniciativa, que precisa de recursos para se desenvolver. Ela desejou que a cidade reconheça a necessidade do trabalho de prevenção e salientou a dedicação e o amor dos profissionais que exercem a atividade de maneira voluntária.

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Sílvio Cardoso, afirmou que o proerd foi aceito pela comunidade riograndina, pela comunidade escolar e, principalmente pelas crianças. Ele destacou a metodologia empregada pelos soldados, que tem facilidade para lidar com os estudantes. Também lembrou que esses profissionais desenvolvem a atividade voluntária entre tantas outras funções que devem cumprir dentro da corporação. Reforçou a doação, a vocação e a vontade dos voluntários, afirmando que o reconhecimento é merecido.

A comandante regional do programa, Capitão Madalena Bösel também falou sobre a grandiosidade dos instrutores, que desempenham com louvor e excelência suas atribuições. Os conteúdos trabalhados na sala de aula terão reflexo nos alunos para toda vida. Segundo ela, esses voluntários têm a incumbência de germinar sementes e, mais tarde, os frutos serão colhidos.

Em seguida, os soldados Flabiani Machado, Maikel Nunes e Thiago Barros – instrutores do Proerd na cidade - ­ foram homenageados. A filha do vereador proponente e o filho do soldado Thiago participaram da entrega das honrarias.

A cerimônia, conduzida pelo vereador Edson Lopes (PT), aconteceu no plenário da casa legislativa. Também estiveram presentes o vereador Júlio César (MDB), o presidente do Consepro, Isaque Dutra e o representante da secretaria de mobilidade, acessibilidade e segurança, subcomandante da guarda municipal Everton Gomes.