19 de Junho de 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE SEGURANÇA EM TRANSPORTE COLETIVO

Na noite da última terça-feira, a Câmara Municipal promoveu audiência pública sobre os assaltos ao transporte coletivo.

O proponente do debate, vereador Rafa Ceroni (Cidadania), explicou que o evento foi uma provocação da própria comunidade, que tem sofrido com essas ocorrências. Ele lamentou, porém, a falta de participação dos riograndinos e a ausência de autoridades que foram convocadas, como a polícia civil, o sindicato dos rodoviários e a secretaria de segurança do estado.

Representando o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, o Major Anderson Castro disse que a prioridade da corporação tem sido combater, além dos casos de homicídio, as ocorrências de roubo a pedestre e os assaltos no transporte coletivo. O trabalho tem focado na inteligência e no policiamento ostensivo.

O major explicou que é feito um mapeamento das ocorrências, levando em consideração as linhas, os horários e os dias com mais assaltos. Segundo ele, essas ações têm surtido efeito. Nesse ano, foram 163 ocorrências de assaltos nos ônibus. Apesar de o número ainda ser alto, representa uma queda de 9% em relação ao ano passado. O cruzamento de dados e o trabalho de inteligência é realizado de forma conjunta com a polícia civil.

Apesar da redução desse tipo de crime, houve uma modificação no modo de agir dos assaltantes. Agora, além do roubo ao cobrador, há a ocorrência de arrastões, o que traz ainda mais insegurança para a comunidade. De acordo com o major, as linhas com mais assaltos são as da Vila Maria, Santa Rosa, Cidade de Águeda, Profilurb e Castelo Branco.

Na oportunidade, a representante da área de trânsito da secretaria de mobilidade, acessibilidade e segurança, Catia Pizolato, enfatizou que após o executivo ter instalado câmeras de monitoramento no transporte coletivo houve redução das ocorrências. No entanto, ao longo do tempo, o equipamento passou a não intimidar mais os assaltantes. Ela também disse que a mudança no perfil do crime, focando nos passageiros, pode trazer ainda mais traumas a todos os envolvidos.

A superintendente de segurança da mesma secretaria, Ivonilda Sarmento, ressaltou que a iniciativa da audiência foi de grande valia, apesar da falta de público para debater o assunto de forma mais ampla. Ela afirmou que a guarda municipal tem intensificado a ronda nas principais paradas de ônibus, incluindo a integração e os pontos centrais da Praça Tamandaré. Com essa ação preventiva, só em maio foram apreendidas 42 armas brancas, as mais comuns de serem utilizadas nos roubos em ônibus. Também participou do debate o comandante da guarda municipal, Everton Rodrigues, que reforçou o trabalho ostensivo da instituição.

A audiência pública, presidida pelo vereador Cláudio de Lima (PSB), aconteceu no plenário da casa. Também esteve presente o vereador João da Barra (PRB).