Camara do Rio Grande
Camara Rio Grande
Camara Rio Grande
TV Câmara - Assista ao vivo
Portal da Transparência
  Onde você está > Home > Sala de Imprensa > Notícias da Câmara

   Notícias da Câmara

Voltar


14 de Maio de 2019

MODELO DE ESTÁTUA DO GURI DO ATIRADOR RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL

+A-A


Na noite de segunda-feira, 13, o legislativo concedeu voto de louvor a Gelci de Azevedo, que serviu de modelo para a escultura do guri do atirador. Antes localizada no centro do lago da Praça Xavier Ferreira, a estátua foi retirada do local para ser restaurada.

Na tribuna, o proponente da homenagem, vereador Jair Rizzo (PSB), destacou a importância de se preservar a história da cidade. “Quem não preserva a memória do passado, não valoriza o presente e não constrói o futuro”.

Jair salientou que a concessão de voto de louvor é uma forma de tornar Gelci conhecido da comunidade riograndina. Também lembrou que o homenageado, após a morte de Paixão Cortes, tornou-se o último modelo desse tipo ainda vivo no estado. O vereador aproveitou para lamentar a depredação que sofreu a escultura do guri do atirador. “Já faz um ano que foi depredado, ainda não foi restaurado e recolocado para o nosso povo”, disse, torcendo para que o monumento retorne logo à praça.

Na ocasião, Gelci contou um pouco da experiência vivida quando ainda tinha 11 anos e agradeceu pelo reconhecimento e pela presença de todos. “Dizem que sou o único vivo do estado e até do Brasil. Que honra!”. Já a filha Lúcia Helena de Azevedo afirmou que a solenidade transformou um dos seus sonhos em realidade, que era o de ver seu pai homenageado ainda em vida.

Hoje com 87 anos, Gelci posou para o artista Matteo Tonietti quando tinha 11, em 1942. Ele conta que foi convidado pelo escultor, que sempre o via com um estilingue na cintura, a pousar por alguns trocados. O modelo afirma que, atualmente, não há mais nenhuma testemunha desse relato ainda viva.

Familiares e amigos compareceram à cerimônia, que aconteceu no plenário da Câmara. O ato foi conduzido pela presidente do legislativo, Andréa Westphal (PATRI). Estiveram presentes os vereadores Júlio César Pereira (MDB) e Professora Denise Marques (PT).

Assessoria de Imprensa





WD House

Câmara Municipal do Rio Grande - Rua General Vitorino, 441 - Centro - CEP: 96200-310 -Telefone: (53) 3233 8500