12 de Abril de 2019

SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA TITULAR DA DELEGACIA DA MULHER ACONTECE NA CÂMARA MUNICIPAL

Nessa sexta-feira, o plenário da Câmara Municipal foi sede da posse da nova responsável pela delegacia especializada no atendimento à mulher (DEAM), delegada da polícia civil Paula Aline Garcia.

Paula é natural de Pelotas e atua como delegada desde 2010. Já trabalhou nas cidades de Cacequi, Canguçu e Pelotas. Em seu discurso de posse, agradeceu pela acolhida no município e se comprometeu em lutar pela defesa de mulheres que são oprimidas e vítimas de violência doméstica. Para ela, é uma honra trabalhar para fazer a diferença na vida dessas pessoas.

A delegada da 7° Delegacia regional de Polícia Civil de Rio Grande, Lígia Furlanetto, relembrou a história de luta pela criação de uma delegacia da mulher na cidade. Antigamente, esse atendimento era feito por um posto policial, que não conseguia realizar o serviço de maneira adequada. A delegacia foi criada em agosto de 2009, após anos de intensa reivindicação. Lígia também enfatizou a presença de mulheres em diferentes cargos de destaque e disse que é preciso buscar a igualdade de gênero. Para ela, os altos índices de crimes contra as mulheres estão ligados à cultura patriarcal presente na sociedade.

Já a presidente do legislativo, vereadora Andréa Westphal – Tia Déia (PATRI) disse estar honrada por ceder o parlamento para receber a solenidade. Ela registrou o crescimento do número de mulheres em espaços de poder e reforçou a responsabilidade de fazer a diferença nos lugares ocupados. Além disso, ressaltou a necessidade de diálogo e aproximação do legislativo com os órgãos de segurança pública para lutar pelo bem-estar e proteção aos direitos dos cidadãos.

Além da nova delegada da DEAM, da delegada regional e da presidente do legislativo, a mesa diretora foi composta pela juíza estadual do juizado de violência doméstica, Denise Dias Freitas, pelo promotor de justiça criminal do Ministério Público Estadual, Frederico Lang e pelo vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes. Também estiveram presentes as seguintes autoridades: a reitora da Universidade Federal de Rio Grande, Cleuza Sobral Dias, a coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres, Maria de Lourdes Lose, o diretor da justiça federal subseção Rio Grande, Sérgio Garcia, o diretor da Penitenciária Estadual de Rio Grande, Leandro Suanes, o presidente do Conselho comunitário pró-segurança pública, Arceli Machado, a representante da secretaria municipal de mobilidade, acessibilidade e segurança, Ivonilda Sarnento, a representante do comando do 5º Distrito Naval, Capitã de corneta Jaira e o representante do comando do 8ª Brigada de Infantaria motorizada, Capitão Cláudio Noecir.