10 de Abril de 2018

PROJETO DE LEI PREVÊ ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PARA PORTADORES DE DIABETES

Na tarde desta terça-feira, 10, foi aprovado projeto de lei de autoria do vereador Claudio de Lima (PSB) que determina atendimento prioritário aos portadores de diabetes na rede municipal de saúde.

De acordo com o referido projeto deverão ter atendimento prioritário os portadores de Diabetes Mellitus tipo 1, no tocante aos de exames que venham a ser feitos em caráter jejum total. Ficarão obrigados a observar a nova legislação os hospitais, posto de saúde, centros de saúde, UPAs, laboratórios credenciados ou não à Rede Municipal de Saúde e os serviços privados de análise clínica.

A pessoa interessada na obtenção do benefício, juntando prova de sua condição, deverá requerê-lo ao responsável pelo serviço de coleta, que determinará as providências a serem cumpridas para o atendimento.

O vereador Claudio de Lima menciona que “as pessoas com a doença precisam fazer o exame em horário hábil para que não haja distorções no resultado, principalmente nos exames em jejum, pois quanto mais tempo passar do horário recomendado, maior será a diferença entre o exame e a real situação do paciente, além de correr o risco de um quadro de hipoglicemia e outros danos à saúde”, enfatizou o autor do projeto de lei.

ENGLOBADOS

Ainda durante a sessão ordinária foram aprovados trinta processos, de autoria de diversos parlamentares na modalidade englobada a fim de agilizar a votação de matérias que não foram destacadas pelos vereadores.

10.04.18 – 17h19min.