07 de Dezembro de 2017

CÂMARA REALIZOU SESSÃO ALUSIVA AOS 10 ANOS DO PAIETS

Na noite desta quinta-feira, 7, durante uma sessão especial, a Câmara Municipal do rio Grande prestou homenagem aos 10 anos do Programa de Auxílio ao Ingresso Técnico e Superior (PAIETS). Uma proposição do vereador Rovam Castro da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).

Dirigiu os trabalhos, o vereador Filipe Branco (PMDB), o qual manifestou sua satisfação e alegria. “Presidir esta sessão especial em homenagem aos 10 anos Programa de Auxílio ao Ingresso Técnico e Superior é muito importante, pois há uma década existe uma dedicação ao auxílio a quem mais necessita de ajuda, qualquer que tenha sido o motivo de sua exclusão em competir em condições de igualdade com os demais que buscam se qualificar no ensino técnico ou buscar uma graduação que lhes proporcione uma situação em harmonia com a disposição constitucional da promoção e valorização da dignidade humana”, salientou Filipe Branco

O vereador Rovam Castro (PT), proponente da homenagem enalteceu a contribuição valiosa do PAIETS para a educação no município e fora dele. Lembrou que o programa surgiu com os cursos pré-vestibulares, uma alternativa interessante e importante, no município, em são José do Norte, Capão do Leão e Santo Antônio da Patrulha pela necessidade popular.

“Era uma época difícil, de redução no orçamento dedicado á educação. Cenário que, felizmente mudaria a partir de 2003, através do Reune, um programa de fortalecimento e pesados investimentos do governo federal, no sentido de democratizar o ingresso nas universidades públicas. O PAIETS se caracteriza pela inclusão social na promoção dos saberes, de forma humanizada, combatendo as desigualdades e alcançando resultados que transformam a realidade dos excluídos”, ressaltou Rovam Castro.

Também fizeram uso da palavra Liziane Costa Claro, coordenadora adjunta do PAIETS; Veridiana Gomes Caseira, educadora popular no contexto Quinta superação e Educação para Pescadores; Rita de Cássia de Duarte, coordenadora e educadora popular no contexto Acreditar e educação para Pescadoras; Agda Balduíno, coordenadora no contexto Fênix; Vilmar Alves Pereira, coordenador do PAIETS; professor Daniel Prado, pró-reitor de Extensão e Cultura, representando a Universidade Federal do Rio Grande.

Integrou o roteiro da sessão especial a exibição um audiovisual com relatos dos educandos que passaram pelo PAIETS. Produzido pelo próprio programa. Uma apresentação em power point sobre o histórico do PAIETS e um momento cultural com integrantes quilombolas do PAIETS, indígena e quilombola, Angélica Pinto, Rosana da Silva, Talia Lacerda, Angélica, Sheila Amaral e Kelly Amaral, com a música Zumbi.

A sessão foi encerrada com a entrega de um certificado alusivo aos 10 anos do PAIETS, recebido pelo professor Vilmar Alves Pereira, coordenador do PAIETS pelo vereador Rovam Castro, proponente da homenagem.

07.12.17 – 20h02min.