11 de Setembro de 2017

Charles Saraiva e Roberto Ferreira
Acendimento da Chama Crioula
Cavalarianos

Na manhã desta segunda-feira, 11, o vereador Charles Saraiva (PMDB), presidente do Legislativo Municipal conduziu a tradicional cerimônia de acendimento da Chama Crioula no prédio da Câmara Municipal do Rio Grande.

O presidente fez questão de receber pessoalmente os cavalarianos que percorreram mais 200 km, quando buscaram a centelha da Chama Crioula no município de Mostardas e conduziram até Rio Grande.

Após o acendimento da Chama Crioula, o presidente Charles Saraiva exaltou a data e a importância de manter vivos os ideais farroupilhas e a cultura gaúcha. “Sempre tive um vínculo com a cultura gaúcha. Meu pai, Saraivinha, apresentou programas gaúchos por muitos anos. Hoje, aqui com estas crianças, renovo meu sentimento de acreditar num futuro melhor para o nosso país”, declarou Saraiva.

O presidente informou ao coordenador da 6ª Região Tradicionalista¨, Roberto Ferreira que a TV Câmara irá produzir um material especial sobre o tema para mostrar o orgulho das nossas tradições gaúchas.

Os vereadores João da Barra (PRB), Luciano Gonçalves (PT) e Flávio Maciel (SDD) também se manifestaram no sentido de valorizar os feitos dos ilustres farroupilhas que lutaram contra a opressão que o império mantinha sobre o Rio Grande do Sul. Também esteve presente o vereador José Antônio da Silva – Repolhinho (PSDB).

A centelha foi conduzida por Abel Cadaval com o apoio dos lanceiros Alex e André Pedra, acompanhados por cerca de 20 cavalarianos, os titulados e o senhor Milton Cadaval, representante da 6ª Região Tradicionalista e capataz do CTG Mate Amargo.

O coordenador da 6ª RT, Roberto Ferreira agradeceu a recepção e ressaltou que é preciso promover uma nova revolução, não armada, mas através de palavras e atitudes a fim de que sejam retomados alguns valores, hoje diminuídos.

Quebrando o protocolo, o presidente Charles Saraiva convidou o tradicionalista Dilair José para fazer uso da palavra, o qual declinou em favor de sua neta Bibiana Neves. A menina emocionou a todos com a declamação de uma linda poesia que versou sobre a vida de um velho gaúcho.

Com uma voz pausada, calma e serena, em um tom que não revelava a sua pouca idade (não mais do que sete anos), mas sim com a segurança de uma adulta, Bibiana proporcionou um momento único na cerimônia. Arrancou calorosos aplausos de um público enternecido e com os olhos marejados.

A solenidade, que havia iniciado com a execução do Hino Nacional, foi concluída com o Hino Rio-grandense, entoado a plenos pulmões por boa parte do público.

11.09.17 – 15h58min.