14 de Julho de 2017

SESSÃO PROPOSTA POR LUCIANO GONÇALVES HOMENAGEOU DIA DA MEMÓRIA FARRAPA

Na tarde desta sexta-feira, 14, em sessão especial, Câmara Municipal do Rio grande prestou homenagem à data em que os gaúchos relembram a morte do ícone da Revolução Farroupilha, o general Bento Gonçalves, denominada Memória Farrapa.

A sessão foi presidida pelo vereador Filipe Branco (PMDB) e teve autoria do vereador Luciano Gonçalves (PT), o qual fez um relato sobre a vida do grande herói farroupilha. Ele exaltou os feitos e a trajetória de Bento e destacou o ápice da revolução, a proclamação da república Rio-grandense, pelo rio-grandino general Antônio de Souza Neto.

Luciano também lembrou o concurso realizado no estado, em que o município do Rio Grande saiu vencedor e conquistou o direto de receber os restos mortais do ilustre Bento Gonçalves. “Aproveito a oportunidade para convidar a todos para participarem no dia 18 de julho, às 10h, da homenagem que será prestada junto ao monumento-túmulo de Bento Gonçalves”, finalizou o vereador Luciano Gonçalves.

Roberto Ferreira, coordenador da 6ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao usar da palavra, destacou os 70 anos da condução da centelha da chama crioula por todo o estado. “Não se trata de um movimento separatista e sim de cultuar a nossa tradição gaúcha. São 50 anos do MTG, nos quais trabalhamos muito pela harmonia e bem-estar das pessoas”, salientou Ferreira.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou a importância do movimento tradicionalista gaúcho e parabenizou a todos os presentes por estarem participando da homenagem, bem como à Câmara Municipal e o proponente, vereador Luciano Gonçalves.

Na sequência foi realizada a parte artística da sessão com a apresentação de Brenda Vianna Soares e Gustavo Estima Oliveira Moreno com a dança Tatu com volta no meio, a qual foi muito aplaudida.

Logo após, o tradicionalista Vitor Lopes, acompanhado por Marcelo no violão, encantou a todos com a declamação da poesia “Romance do João da Gaita’, de Aparício Silva Gama. “Eu escolhi esta poesia em função da data. Nela há referência de irmão lutando contra irmão, como ocorreu na revolução Farroupilha”, explicou Vitor. Ao terminar sua apresentação, foi aplaudido efusivamente por todos que se levantaram para demonstrar a satisfação para com a apresentação.

No final, foram homenageados alguns tradicionalistas que se destacaram na valorização da cultura gaúcha. Receberam a honraria do Legislativo Municipal Luiz Cláudio Baccini, Jussara Sena, Marcolino Brancão e Roberto Ferreira.

14.07.17 – 17h47min.