14 de Março de 2017

EDSON LOPES ASSUME CADEIRA NA CÂMARA

Na tarde desta terça-feira, 14, o suplente de vereador Edson Lopes (PT) foi empossado no cargo vereador no Legislativo Municipal em função do licenciamento do vereador André Lemes (PT).

O ato foi conduzido pelo vereador Charles Saraiva (PMDB), presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, o qual, após o juramento e assinatura do termo de posse, deu posse ao novo vereador da legislatura 2017/2020.

O vereador Edson Lopes (PT), o qual atuou como assessor de vereador e como secretário de município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus e à família. Logo após fez um breve relato de sua história política e agradeceu o apoio do prefeito Alexandre Lindenmeyer e do vereador Luiz Francisco Spotorno.

“Quero antecipar que irei atuar muito na área do trânsito e, principalmente, chamando a população para se apropriar do meu mandato. Quero que o povo participe efetivamente das ações, seja através de audiências públicas, seja pessoalmente entregando sugestões, críticas, ações... que a população faça parte ativamente do meu trabalho enquanto eu estiver vereador”, declarou Edson Lopes.

ABERTURA DE PROCESSO INVESTIGATIVO

Na sequência, o presidente Charles Saraiva (PMDB) determinou que a secretaria dos trabalhos fizesse a leitura de ofícios protocolados por pessoas físicas e jurídicas no sentido de solicitar a abertura de processo investigativo que apure os fatos envolvendo os vereadores André Moraes de Sá – Batatinha (PSD) e João da Barra (PRB).

Ato contínuo, Charles Saraiva colocou em apreciação os cinco ofícios de uma vez, os quais foram aceitos pelos os vereadores. Saraiva explicou que será formada uma comissão processante por três para analisar os pedidos, sendo impedidos de participar do sorteio o presidente e os dois vereadores envolvidos.

Diante da ordem, a secretaria confeccionou 18 papéis com o nome dos demais vereadores. O sorteio apontou que farão parte da comissão processante os vereadores Flávio Maciel (SDD),professora Denise Marques (PT) e Laurinha (PMDB) como titulares e Rovam Castro (PT), Luiz Francisco Spotorno (PT) e Claudio de Lima (PSB), como suplentes.

A comissão terá um prazo de até 90 dias para se pronunciar acerca da decisão que deverão proferir, sobre a cassação ou não dos vereadores envolvidos no fato que resultou em vias de fato no gabinete da presidência na semana passada.

O vereador Charles Saraiva suspendeu por cinco minutos a sessão para que os membros da comissão pudessem se reunir e apontar o presidente que terá a incumbência de dar andamento aos trabalhos de investigação se houve ou não motivo para que seja caracterizada a quebra de decoro parlamentar ou não. Foi escolhida a vereadora Laurinha para presidir a comissão processante.

14.03.17