Receba a newsletter do

Onde você está > Home > Vereadores > Notícias do Vereador
Denise Rodrigues Marques

Denise Rodrigues Marques

Membro da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social e Turismo.

Notícias do Vereador

EXPORTAÇÃO DE COBRE E CHUMBO PELO PORTO DO RIO GRANDE É DEBATIDA NA CÂMARA MUNICIPAL - 06/06/2017

Na sexta-feira (2), a Câmara Municipal do Rio Grande promoveu uma audiência pública para debater os impactos da mineração no Sul do estado do Rio Grande do Sul. Na pauta, o Projeto Caçapava do Sul, empreendimento da Votorantim Metais Holding que prevê a extração de zinco, chumbo e cobre no município de Caçapava do Sul. Se confirmado, a exportação do cobre e do chumbo ocorrerá através do Porto do Rio Grande. A discussão foi promovida pelo gabinete da Vereadora Professora Denise em parceria com docentes do Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil e do DIPEM - Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Diversos municípios têm se mobilizado contra a implantação da mina, por entender que o projeto poderá trazer impactos para o Bioma Pampa e para a população de toda a região. Durante a audiência, representantes do movimento União pela Preservação do Camaquã e pesquisadores e docentes do Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil e do DIPEM, manifestaram preocupação com a contaminação do Rio Camaquã e com a falta de informação de diversas comunidades que poderão ser afetadas pelo empreendimento. O professor Sérgio Barcellos, do DIPEM, destacou casos em que cidades portuárias como Antofagasta, no Chile, e Callao, no Peru, também foram responsáveis pelo embarque e desembarque de metais pesados e ocorreu contaminação da população pelos mesmos minerais que poderão ser escoados por Rio Grande.

No final da audiência, a vereadora Professora Denise sugeriu que fosse criada pela Casa uma subcomissão junto à Comissão de Obras, Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, para tratar especificamente sobre o tema. Além disso, foi encaminhado um documento à Presidência da Câmara Municipal, assinada pelos parlamentares presentes, para que seja solicitado ao Ministério Público e à FEPAM a realização de audiências públicas descentralizadas sobre o tema, no município.

Ainda estiveram presentes na audiência o secretário municipal do Meio Ambiente e presidente do COMDEMA, Eduardo Morrone; Luiz Carlos Bicca, representando os trabalhadores portuários, e Fábio Machado, representando os rodoviários. A empresa responsável pelo projeto, o Porto do Rio Grande e a FEPAM não compareceram à atividade.