Camara do Rio Grande
Camara Rio Grande
Camara Rio Grande
TV Câmara - Assista ao vivo
Portal da Transparência

Receba a newsletter do

vereador Rovam Simões Gonçalves de Castro



Outros Vereadores




  Onde você está > Home > Vereadores > Currículo do Vereador
Rovam Simões Gonçalves de Castro

Vereador

Rovam Simões Gonçalves de Castro

Membro da Comissão de Constituição, Justiça, Serviços Públicos, Infraestrutura e Cidadania.

 

Voltar
     Currículo do Vereador



Rovam Simões Gonçalves de Castro tem 32 anos, é natural de Rio Grande e desde seu nascimento reside no  Bairro Bolaxa. Sua história com o Partido dos Trabalhadores iniciou nos seus primeiros anos de vida, acompanhando sua mãe Erabetia Gonçalves, filiada no partido desde 1989. Em 1998, aos 14 anos, Rovam filiou-se internamente no PT, quando participou ativamente da campanha vitoriosa de Olivio Dutra ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, manteve-se sempre ativo e participante no Partido dos Trabalhadores, bem como nos movimentos sociais. No ano de 2008 torna-se estudante do curso de Ciências Sociais, na Universidade Federal de Pelotas. No movimento estudantil universitário, foi coordenador geral do Diretório Acadêmico das Ciências Sociais, membro do Conselho Universitário da UFPel e membro do Diretório Central dos Estudantes. 

Sempre defendeu as políticas de expansão das universidades públicas e de permanência na Universidade. Militou no PT durante toda sua juventude, atuando mais fortemente na pauta comunitária. Dessa forma, foi eleito Presidente da Associação de moradores do Bairro Bolaxa, em novembro de 2011. Seu trabalho sempre foi pautado pela infraestrutura do bairro e pela qualidade de vida de seus moradores. Rearticulou a Juventude do Partido dos Trabalhadores, da qual foi eleito Secretário Municipal, onde foi escolhido para representar a juventude na disputa ao Legislativo Municipal. No pleito de 2012, ficou na primeira suplência da legenda petista, obtendo 872 votos. Com a vitória do Partido dos Trabalhadores ao paço municipal, houve uma reorganização da bancada do PT para o secretariado e Rovam Castro recebeu a oportunidade de ocupar uma cadeira no legislativo mais antigo do Estado. Em 2016, Rovam assume o compromisso de uma segunda candidatura e, dessa vez, é eleito vereador.

Seu trabalho é marcado pela sua capacidade de fiscalizar e legislar, além de estar sempre pautando melhorias na infraestrutura de todos os bairros da cidade. Além disso, representa os interesses da juventude riograndina na Câmara e atua junto às demandas de grupos sociais histórica e socialmente discriminados, como as mulheres, a população negra e população LGBT. Para esse mandato se compromete também com pautas voltadas às demandas da cultura, meio ambiente, economia solidária, entre outras.

Na Câmara, Rovam Castro compõe a Comissão de Constituição e Justiça. O mandato, por meio de sua assessoria e colaboradores, está diariamente à disposição da comunidade riograndina, no gabinete 05, para ouvir e encaminhar as demandas de todos e todas.





WD House

Câmara Municipal do Rio Grande - Rua General Vitorino, 441 - Centro - CEP: 96200-310 -Telefone: (53) 3233 8500